RELATO DO COTIDIANO ESCOLAR OBSERVADO NA ESCOLA MUNICIPAL SANTA ÂNGELA DAS MERCÊS

As observações da prática docente ocorreram durante os dias de terças e quintas feiras, no turno vespertino, sendo assim, seguem os relatos diários:

05/04/2011 Terça-Feira

Neste dia começou meu estágio na escola Santa Ângela das Mercês. Ao chegar na escola aguardei a chegada da Coordenadora para mim apresentar à professora do grupo 5.

É bom ressaltar que antes de começar o estágio estive na escola na sexta-feira 01/04, pois fui apresentar os documentos necessários para começar o estágio, como Carta do Aceite e Carta de apresentação. Quem me recepcionou foi a secretária, em seguida a Coordenadora cujo nome é Lília me atendeu, respondeu algumas perguntas sobre a escola e determinou a turma que eu ia fazer meu estágio, pois as demais turmas já estavam com estagiários. Não pode me apresentar a professora, pois na sexta-feira a mesma não pôde vir para escola, porque participava de uma formação continuada, especialização em Educação e Tecnologia, na Universidade Federal da Bahia.

Retornando ao dia 05/04, fiquei na secretaria esperando a coordenadora Lília para me apresentar a professora. Uma funcionária me perguntou “você vai ficar com a professora Cecília”? Pode ir ela está te esperando.

Ao entrar na sala, a professora estava na rodinha com os alunos, me apresentei e ela me apresentou para os alunos e pediu que os mesmo se apresentassem falando seus nomes, em seguida fez oração (pai nosso e ave Maria), e cantou músicas infantis, barata, alecrim, o cravo e a rosa, falou do calendário, dia, ano, mês.

Neste dia a professora trabalhou o número 3, e em seguida passou uma atividade para os alunos no módulo (comprado por eles, feito na escola), pois na escola não tinha livro didático para a educação infantil. A atividade solicitava que os alunos cobrissem o número 3, e o escrevesse.

Percebi as dificuldades de alguns para fazer a atividade, principalmente do aluno Lucas, que segundo a professora apresenta algum déficit na aprendizagem. Ele era o único na sala com 16 alunos que não sabia escrever o seu próprio nome, na verdade não conseguia fazer uma letra. A professora contou um pouco da história de vida deste aluno. Segundo Cecília Lucas é um menino de rua, que vive com a mãe nas ruas pedindo dinheiro, sua mãe apresenta transtornos mentais, e, é uma criança agressiva, inquieta. Segundo Cecília os demais que não fazem a atividade é porque tem preguiça de fazer, “se agente não fica no pé lembrando, falando não fazem a atividade, eles sabem”.

Durante a atividade alguns ficam dispersos, brincando, mas a professora vai à mesa olhando e falando, no final todos fazem a atividades, um processo lento, cuidadoso.

Segundo a professora no planejamento da aula estavam proposta duas atividades, porém só realizou uma, devido ao processo lento dos alunos, o monitoramento a cada um. As 14h40mins teve aula de música e os alunos retornaram as 15h15min para lavar as mãos e lanchar. A merenda foi comida: (Arroz, Carne, Feijão).

Após o lanche brincam um pouco na sala e as 16:00 descem para o parque. O parque pertence à parte particular da Escola. É um espaço amplo, aberto, com grama no chão para evitar que os alunos se machuquem, com alguns brinquedos, plantas. FOTOS EM ANEXOS (F)

07/04/2011 Quinta-Feira

Neste dia ao entrar na sala observei as seguintes atividades: a professora já tinha ensinado o número 3, conforme dito no relato do dia 05/04/2011, reforçando mais ainda o aprendizado dos alunos realizou o seguinte exercício no módulo: pintar o desenho do número 3 com cola glite. O procedimento desta pintura foi o seguinte: a docente solicitou que um de cada vez sentava-se à mesa que ela separou para receber um aluno de cada vez, enquanto isso os demais brincavam e conversavam sentados nas carteiras. A mesma colocava um pouco de cola glite no desenho, e os alunos com o dedo pintavam seguindo o contorno do número 3. Atividade interessante, pois promove a sensibilidade, coordenação motora dos alunos em aprender o formato do número 3 e a forma de fazer.

No segundo momento da aula solicitou que os alunos fizesse um desenho no caderno de desenho e depois colorisse. Às 15:00 lavaram as mãos e lancharam, em seguida brincaram na sala, e as 16:00 foram para o parque.

12/04/2011 Terça-Feira

Neste dia foram observadas as seguintes atividades: Ao entra na escola encontrei com coordenadora Lilia no corredor conversando com os alunos organizados em fila. A mesma estava comentando aos alunos o motivo porque não teve aula no dia anterior, pois a escola estava passando por alguns problemas em relação a manutenção do imóvel que se encontrava com os banheiro entupidos, bebedoiro quebrados. Segundo ela não tinha condição de mantém as aulas com a escola nesta condição. A coordenadora sensibilizou os estudantes para preservar, tem cuidado ao usar essas partes do imóvel.

No segundo momento relatou o acontecimento na escola Realengo no Rio Janeiro, relatou varias observações desse acontecimento para os alunos, e solicitou que os mesmo fizesse um minuto de silêncio. Logo em seguida solicitou que os alunos cantassem o hino do Brasil que é realizados todo as segunda-feira antes da entrada na sala de aula. Após cantar o hino rezaram o Pai Nosso e Ave Maria.

No segundo momento entrei na sala, a professora Cicília fez a rodinha como é comum em todas as aulas, na rodinha ela fez pergunta aos alunos sobre acontecimentos do final de semana, canta músicas juntos com eles, etc. Em seguida falou às crianças que o mês de abril comemora o dia do índio, da páscoa – ressureição de cristo.

A professora durante está semana vai trabalhar sobre o índio, e a letra I.

Na rodinha ela falou um pouco dos índios, seus costumes, cultura, falou da diferença entre as casas dos índios e dos alunos.

Contou a história trágica do índio Galdino, queimado em banco na praça em que se encontrava dormindo, na cidade de Brasília.

Nesta historia do índio Galdino a professora explicar para os alunos as normas e regras que existem na sociedade que devem ser cumpridas, respeitadas. Ela contou assim, a tragédia do índio Galdino, “O índio Galdino foi à cidade de Brasília para resolver alguns problemas, porém anoiteceu e perdeu a noção da hora e quando chegou na pensão que ia se hospedar estava fechada, sem tem lugar para dormir, dormiu no banco da praça coberto por seu lençol. Um grupo de meninos malvados, sem ter o que fazer , filhos de delegado, juiz, tocaram fogo nele dormindo e ele morreu queimado. Se ele seguisse as regras e normas da sociedade, cumprisse horário para chegar em determinado lugar, não aconteceria isso. Se esses meninos obedecesse as regras de convivência não faria isso com o índio Galdino. Falou das regras de convivência: não xingar o próximo, não bater, não gritar e nem desrespeitar o próximo etc. Em seguida contou a música do indiozinho.

Após a rodinha os alunos fizeram uma atividade com a letra I no modulo. A atividade consistia em rasgar com as mãos pequenas pedaços de papeis (papel ofício colorido fornecido pela professora), e colar no desenho da letra (I).

Cecília perguntava a cada um que cor tinha o papel que eles estavam colando na letra (I). Os alunos respondiam certo, sabiam muito bem reconhecer as cores. Despois solicitou que eles pintassem o desenho do índio que estava junto à letra. Ás 15:00 o professor de música venho buscar os alunos para aula de música, não fui participar, pois fiquei ajudado a professora na organização da tarefa no classificador para casa.

A tarefa da casa foi uma atividade que constava duas folhas, uma com um desenho da casa sem objetos, e a outra com os objetos que continha na casa. Os alunos tinham que cortar esses objetos e colar nos cômodos da casa (na folha de papel ) os objetos que pertencesse a cada cômodo. Enquanto organizava a tarefa de casa no classificador, Cecilia escrevia no diário dos alunos os avisos das atividades. O lanche foi nescau com bolo. Às 16:00 fomos para o parque, descemos as escadas de madeira, os alunos descem os degraus de madeira em silêncio, devagar, para não fazer suada, e não correr o riso de cair da escada.

14/04/2011 Terça-Feira

Nesta aula a professora volta a falar da letra I (ensinada na aula anterior), e em seguida ensinou aos alunos o número 4, após explicação realizou uma atividade de cobrir e fazer o número percebi que neste exercício que alguns têm dificuldades de fazer, outros sabem mais têm preguiça de fazer porque o exercício solicita repetir o número varias vezes, outros fazem, porém param para conversar. O único que não consegue fazer nada é Lucas. Por mais que parasse para ensinar a ele, não achava um jeito de como promover o aprendizado dele e isso me angustiava, pensava a todo o momento como trabalhar com esse aluno quando estivesse em sala de aula.

Uma sala cheia, com alunos com vários níveis de aprendizagens, heterogênea, como contemplar a diversidade, desse modo o planejamento de aula se torna essencial para contemplar as diferenças de aprendizagens em sala de aula. Uma aula diversificada, planejada, torna-se fundamental para trabalhar as diferenças.

Ás 14h40min teve aula de música, às 15h15min voltam, lavam as mãos e lancharam (mingau de tapioca), após o lanche brincam na sala de correr ou com alguns brinquedos que contém na sala, neste dia a professora solicitou que os alunos fizessem a rodinha e colocou um DVD da turma da Mônica para assistir até às 16:00, horário do parque.

No parque eles adoram brincar, correr, alegria de estar solto, livre, brincando, rindo.

19/04/2011 Terça-Feira

A professora falou da páscoa, da celebração que ia ocorrer no dia seguinte na escola. Em seguida foi no quadro e desenhou vários desenhos relacionados à páscoa, o pão, o ovo, o cálice, e solicitou que os alunos desenhassem no caderno de desenho esses desenhos. Neste dia a professora falou muito da celebração da páscoa, explicando para os alunos o significado da páscoa, falou da ressurreição de Cristo e falou da comemoração da páscoa. As 14h50min teve aula de música, retornando as 15h20minhs para lancha, mingau de tapioca. . As 16h00min desceram para o parque.

20/04/2011 Quarta-Feira

Neste dia teve a comemoração da páscoa, FOTOS EM ANEXO(C). No primeiro momento desta comemoração os alunos foram para uma sala do convento para assistir a peça encenada por alguns estudantes do quinto ano. A peça encenada mostrava a Santa Ceia terminando com a encenação da lavagem dos pés de Jesus.

Em seguida foi passado um vídeo, com fotos de Jesus na Cruz, com seus apóstolos sentados na mesa, Santa Ceia, depois passou um vídeo em comemoração á páscoa. A comemoração foi muito alegre, com cânticos.

No segundo momento da comemoração os alunos se dirigiram a sala e fizeram o lanche. O lanche era suco de uva com pão, trazido por eles. Após o lanche a professora distribuiu bombons entre eles, pois a escola tinha perdido um valor aos alunos para comprar os bombons.

No terceiro momento foram distribuídas as lembranças, os alunos ganharam duas, uma feita por mim e outra pela professora Cecília. FOTOS EM ANEXO (C)

A comemoração da páscoa ocorreu, porque a escola se encontra dentro do convento, Santa Ângela das Mercês, as celebrações religiosas fazem parte do currículo da escola, programadas pelas freiras do convento.

Todo o projeto pedagógico da escola é subsidiado de acordo com a ordem religiosa, católica.

26/04/2005 Terça-Feira

Cheguei na escola as 13:00, no primeiro momento a professora fez a rodinha com os alunos, já comentada em os meus relatos. Em seguida falou com os alunos sobre o tempo, perguntando os mesmo como está o tempo, neste dia o tempo estava nublado, alguns respondeu certo, a mesma indagou o que é nublado, mostrando para os alunos um cartaz que ilustrava o tempo meteorológico. Os alunos responderam a assim “é aquele desenho que tem uma nuvem e o sol escondido atrás nuvem”.

No segundo momento da aula iniciou a primeira atividade de um dos projetos da escola Projeto que a escola estava realizando em todas as turmas, cada turma ficou de trabalhar com uma ou duas obras de um artista. Portanto o projeto consiste em representar obras de artistas, como Juan Miro, Tarsila do Amaral etc. O grupo cinco ficou de trabalhar com as obras do artista Juan Miro.

Foram realizadas duas atividades com as pinturas do artista Juan Miro. A primeira atividade os alunos fizeram representação no papel ofício e a segunda na tela. De 16 alunos 2 não trouxeram a tela para fazer a pintura.

A professora solicitou que os alunos sentassem no chão e mostrou as imagens de varias obras do artista Juan Mero no note-book, para que eles pudessem ver e tentassem fazer uma representação desta obra no papel ofício. Depois a professora representou no quadro a pintura escolhida, e solicitou que os alunos representasse no papel oficio a obra.

Ás 14h30min os alunos foram para a aula de música, mais uma vez não pude participar da aula de música, pois fiquei na sala ajudando Cecília. Ao retornarem as 15h15minhs lavaram as mãos e lancharam arroz doce, e às 16:00 foram para o parque.

28/04/2011 Quinta-Feira

Neste dia cheguei na escola às 13:00 estava chovendo bastante, acho que devido a chuva de 16 alunos 6 faltaram.

Na rodinha a professora realizou as orações, os alunos estavam agitados, a professora a todo o momento chamava a atenção deles.

No segundo momento da aula os alunos continuaram com a atividade de Juan Miro, começada no dia 26/04, pois a professora disse que não realizou no dia seguinte, pois precisava de minha ajuda para realizar essa atividade.

No terceiro momento da aula, a professora distribuiu cola colorida e solicitou que os alunos enfeitassem os envelopes que colocaria suas atividades da IIª unidade. Precisava ver a alegria deles, todos foram bem criativos, fizeram os desenhos bem colorido com as colas coloridos, bem criativos, imaginação, fantasia.

Eu observava as pinturas e perguntava as crianças o nome das cores. A maioria respondia certo, alguns ficaram na dúvida.

Ás 15:00 lavaram as mãos e foram merendar, mingau de maisena. Como neste dia estava chovendo bastante, os alunos não foram para o parque, então às 16:00 a professora Cecília colocou um DVD da turma da Mônica até a hora de ir embora ás 16:45min.

03/05/2011 Terça-Feira

Ao Chegar na escola ás 13:00 como de costume. Ao entrar na sala cumprimentei a professora Cecília e falei com os alunos.

No primeiro momento da aula é feito a rodinha com os alunos. Na rodinha a professora realizou a oração como de costume (Pai Nosso e Ave Maria). Logo após perguntou como estava o tempo para os alunos. Mostrou para eles um cartaz que se encontrava na parede, feito de material emborrachado. Neste cartaz mostrava o desenho do sol, nuvens, chuva, ilustrando o tempo ensolarado, chuvoso, nublado. Sempre indagando com eles como está o tempo lá fora. Em seguida cantou uma música com eles cujo, o tema era mamãe. Alguns alunos interrompiam a música para comentar para a professora o que tinha almoçado em casa, mas os alunos são muito agitados, eufóricos e a professora irritada chamava a atenção deles. Eles distraiam-se amarrando e desamarrando os cadarços dos tênis, para eles era divertido.

A todo o momento me colocava no lugar da professora Cecília como lidar com essa situação quando estivesse em sala de aula. Logo após a professora cantou a música da barata, no segundo momento da aula a professora solicitou que os alunos sentassem-se à mesa para realizar uma atividade que era a seguinte: no caderno de desenho desenhar uma flor para sua mãe, o material utilizado foi o caderno de desenho, palitos de picolé, lápis de cor. No caderno de desenho colamos os palitos de picolé para os alunos e os mesmos fizeram a flor e as folhas olhando pelo modelo, exemplo desenhado no quadro.

Acho que a professora não deveria desenhar no quadro, isso fez com que alguns se sentissem incapaz de desenhar o desenho da flor no quadro, sugerida pela professora, alguns diziam para mim pró não sei fazer aquela flor. Eu dizia faça do que você souber, do seu jeito. A atividade foi interrompida ás 14h40min, pois o professor de música chegou e levou os alunos para aula. Eu mais uma vez não pude assistir a aula, pois fiquei auxiliando a professora em sala de aula. Fazendo um cartaz para o dia das mães.

Ás 15h10minhs os alunos retornaram da aula de música, lavaram as mãos e lancharam após a merenda eles fizeram uma atividade com o número 6 a mesma atividade que percebo que os alunos tem muita dificuldade para fazer. Como já havia explicado a atividade consiste em cobrir alguns números 6, depois fazer o número até completar a folha de ofício.

Acho que essa atividade deveria ser final, depois de aprender a fazer o número com outras atividades que sejam menos complexas, por exemplo, realizar atividades em que o aluno conheça apenas o número 6; atividade em que o aluno pinte com tinta o desenho do número utilizando o dedo, dessa maneira o aluno vai visualizar a forma de como faz o número; atividade de contornar o número, e só depois escrever o número. A professora explica muito rápida a representação do número no quadro e depois solicita essa atividade, a maioria tem dificuldade em fazer.

Alguns faziam os números, alguns tinham dificuldades, eu percebi que alguns sabiam fazer o número, mas tinha preguiça, ou cansava-se de repetir o número naquela atividade monótona.

O processo de aprendizagem das crianças é repetitivo, quanto mais se repete, eles aprendem, mas para se realizar a repetição têm que ser realizada atividades que contemple várias formas de aprender, para não fica entediante a repetição em único exercício. Portanto, acho que professora deveria realizar mais atividades em que os alunos assimilem o formato do número ou da letra, para depois solicitar a escrita dos caracteres.

É bom ressaltar que só foi possível realizar estar atividade neste dia após o intervalo da merenda, neste dia foi mingau de maisena, pois não teve parque devido a forte chuva que estava ocorrendo no dia.

As atividades deveriam ser mais lúdicas. No primeiro momento mostra através de representação de objetos, como tampinhas de garrafas, a quantidade do número, ou até com os abjetos dos alunos, borrachas, lápis para no final ensinar para os alunos a representação simbólica dessa quantidade.

05/05/2011 Quinta-Feira

Ao chegar à sala a professora Cecília estava na rodinha com os alunos, como de costume realizou as orações (Pai Nosso, Ave Maria e Anjo protetor). Falou do calendário, perguntou aos alunos como foi o domingo com as mães, alguns falaram dos presentes que deu a mãe, falou que deu a lembrança da professora que fez para os alunos darem as mães.

A professora perguntou a eles como foi à festa de sexta-feira programada pela escola para as mães. Na verdade não foi uma festa, foi um café da manhã. A professora não pôde comparecer, pois estava no curso já mencionado por mim no relato no do dia 05/04. Em seguida cantou varias músicas infantis.

No segundo momento da aula a professora solicitou que os estudantes fossem para as carteiras para fazer uma atividade. A atividade consistia em reproduzir, em uma tela um desenho do artista Juan Miro. O procedimento metodológico ocorreu da seguinte maneira: a professora solicitou que os demais aguardassem sentados brincando com massinhas de modelar, e foi chamando um de cada vez para fazer representação da imagem com sua ajuda, a professora sempre perguntava as crianças qual o nome das cores, o que eles estavam fazendo.

A atividade foi tranquila, percebi que os alunos gostaram da atividade, uma ressalva que faço é que a escola não tinha recursos suficientes para realizar atividades como, avental, flanelas para limpar as mãos e as mesas dos meninos, alguns derramaram tintas no chão, sujaram-se e etc. Após pintarem a representação do artista Juan Miro, os alunos lavaram as mãos e merendaram.

Logo em seguida ao terminar o lanche, arroz doce, ás 15h20min a professora distribuiu as lembranças feitas por ela para crianças darem as suas mães no domingo, e distribuiu um cartão para que os alunos desenhassem, escrevessem algo para sua mãe, e depois colorir, em seguida fomos para o parque.

Os alunos que não obedece fazem alguma coisa errada na sala de aula, como agredir o colega, xingar, ser agressivo. Tem como punição não brinca no parque ou fica na secretaria aguardando seus pais.

17/05/2011 Terça-Feira

A visita ao Teatro ocorreu no Teatro Vila Velha, assistir a peça teatral, “Da ponta da língua à ponta do pé”, a peça é encantadora.

A peça teatral, “Da ponta da língua à ponta do pé” é infanto-juvenil do Núcleo Vila dança, espetáculo da coreógrafa Cristina Castro. A curta temporada no teatro Vila Velha possibilitou crianças, adolescentes carentes de algumas escolas municipais a conhecerem o teatro. Elemento tão importante para formação de um cidadão, pois através do teatro expressamos nossas ações, sentimentos, revolta, liberdade, enfim somos o que quisemos ser, arte de interpretar e representar.

A visita ao teatro para assistir a peça só possível através do programa de formação de plateia para artes cênicas desenvolvidas pelo Núcleo. Uma ação social que está de parabéns, principalmente em uma sociedade, como a brasileira, em que o “teatro” só feito para que tem dinheiro e para dar dinheiro.

A peça convida jovens e crianças a fazerem um divertido passeio pelo mundo da dança. No musical, Da Ponta da Língua à Ponta o Pé, os intérpretes usam bem o espaço que o Teatro tem oferecer, dançam, cantam e atuam. Arte dos atores de representar e apresentar diversos papéis em uma mesma peça é fantástico.

O espetáculo tem valor educacional e cultural muito bom, na medida em que conta a historia da dança desde Pré-história, no ocidente, Antiguidade, Europa, até chegar na atualidade ( dança contemporânea). A arte de apresentar e representar através dos momentos históricos da dança é muito educativo e criativo, a ludicidade é contagiante na peça. Alegrias das crianças eram contagiantes, o semblante delas demostravam alegria, surpresa, imaginação. FOTOS EM ANEXO (D)

31/5/2011 Terça-Feira

Cheguei à escola encontrei a professora e alguns alunos em sala de aula a espera dos demais. Em seguida ela fez rodinha, como costume, na rodinha rezou o Pai Nosso e Ave Maria, conversou com os alunos e depois cantou algumas músicas infantis. Após a rodinha a professora foi para o quadro e ensinou a letra (B), percebi que algumas prestavam atenção e outras sempre dispersas, a forma que a professora explicava não prendia atenção deles.

A forma que a professora utilizava para ensinar a letra B foi o método sintético/fonético - Correspondência entre o oral e o escrito, entre o som e a grafia. Correspondência a partir dos elementos mínimos, as letras, em um processo que consiste em ir das partes ao todo. Fonação - emitir os fonemas e aglutiná-los: b...a...bá; Soletração - aprende-se o nome das letras e suas combinações: bê... a... bá; silabação aprende-se as famílias silábicas: ba be bi bo bu. No segundo momento revisou os encontros vocálicos AI, UI, OI.

Os alunos estavam bastante agitados, conforme tinha dito, alguns prestavam atenção e outros ficavam dispersos e a professora continuava sua aula. Às 3 horas lavaram as mãos e merendaram neste dia a merenda foi sopa. Após a merenda foram à Igreja do Convento para celebrar a celebração de Maria.

Na coroação de Maria alguns alunos da turma participaram da peça que celebravam a vida de Maria até o nascimento do menino Jesus, e sua coroação.

02/06/2011 Quinta-Feira

Ao chegar à sala de aula como de costume encontrei a professora Cecília com alguns alunos e aguardando a chegada dos demais. Alguns conversavam com ela e outros brincavam com alguns brinquedos na sala. A partir das 13h30min a professora solicitou que os alunos fizeste a rodinha e conversou com eles. Alguns contaram o que ocorreu em sua casa, se aconteceu alguma coisa na família contam a professora. Em seguida ela pergunta como foi no caminho da sua casa para a escola, o que viram, como é o nome do bairro, engraçado são muitos relatos, cada um querendo falar é uma conversa em tanto, tão importante para o processo de socialização, comunicação conhecimento de sociedade para as crianças nesta fase de aprendizagem.

Após a socialização dos relatos foi feito a oração do Pai Nosso, Ave Maria e do Anjo protetor. Alguns prestam atenção e realizam as orações, outras ficam conversando. Logo em seguida a professora mostra o calendário falando do dia, mês e ano.

No segundo momento da aula vai para o quadro e falar dos números, de 0 a 9 explicando para eles neste dia como faz o número 9 e depois vai mostrando para eles como forma o número 10,11 até o 20.

Acho que ele deveria ensinar só o número 9, os demais provavelmente confundiam a mente dos alunos.

No terceiro momento da aula falou dos meios de transportes, desenhou no quadro os meios de transportes aéreo, terrestre, marítimo.

A professora tem muita dificuldade para desenhar um dos alunos indagou “pró o desenho meu é mais bonito que o seu”. rsrsrsrsr

Em seguida realizou uma atividade no caderno de desenho, solicitando que os alunos desenhassem esses meios de transportes desenhados por ela no quadro. Os alunos sentiram dificuldades para reproduzir esses desenhos no quadro para o caderno de desenho, a ponto de um aluno me falar: “pró não sei desenhar esses desenhos do quadro, eu perguntei você sabe desenhar um carro”? O aluno respondeu que sim, então eu disse para desenhar do jeito que ele soubesse.

Porém os demais desenhavam do seu jeito, pintava bem colorido, é perceptível que a maioria dos alunos tem uma boa coordenação motora.

Ás 15:00 foram lavar as mãos e merendaram arroz doce, e às 15:30 foram para o parque, neste dia os alunos foram para o parque mais cedo, pois a sala tinha que ser desocupada para ser arrumada para a palestra que ocorreria no dia seguinte, cujo o tema era os problemas de saúde que acomete o professor. Palestra ministrada por professores da UFBA (Universidade Federal da Bahia).

07/06/2011 Terça-Feira

Ao chegar na sala encontrei a professora Cecília aguardando a chegada dos alunos, aos poucos foram chegando, neste dia vieram todos os 16.

De início a professora fez a rodinha (oração, cantou uma música relacionada ao São João), conversou com os alunos, reclama, pois os mesmos ficam dispersos brincando conversando ou desamarrando e amarrando o cadarço um do outro. Concentrar a atenção das crianças é um desafio para a professora Cecília.

No segundo momento ela vai para o quadro e fala dos números, pois neste dia eles irão aprender o número 10. Ela mostra os números no processo de representação no quadro 0,1,2,3,4,5,6,8,9,10 e logo em seguida passa uma atividade no módulo.

O exercício solicitava aos alunos que cobrissem o número 10 e no final deixava um espaço para escrever o número.

No terceiro momento da aula solicitou e distribuiu aos alunos um desenho relacionado ao São João para pintar. Todos pintaram, pude perceber que nas atividades de pintura, alguns pintam bem, têm boa coordenação motora, enquanto alguns não.

As 14h40min o professor de Música chegou na sala e levou os alunos, para aula de música. Lamento não pode falar do processo da aula de música que ocorre nas terças-feiras, pois ficava na sala ajudando a professora na correção das atividades, escrever no diário, fazer exercício no caderno, enfim entre outros aspectos.

As 15h10min retornaram para a sala, lavaram as mãos e vão lanchar. A merenda foi comida: Carne, Arroz e Verdura. Nem todas as crianças merendam o lanche da escola preferem trazer de casa, após o lanche brinca na sala sem poder correr, pois a sala que estão fica acima do quarto das freiras mais idosas. Às 16:00 descem para o parque.

09/06/2011 REALIZAÇÃO DA MEDIAÇÃO DA PROPOSTA DE AULA

Neste dia realizei a mediação da proposta de aula minha, FOTOS EM ANEXO (E), estava muito nervosa, ansiosa.

A proposta de aula atende a continuação da aula sobre meios de transportes, ministrada pela professora em sala de aula no dia 02/0602001, atende também às necessidades da escola e da nova lei que inclui o Trânsito como um dos "Temas Transversais" a ser trabalhado na Educação Infantil.

Antes de começar a aula, a professora fez a rodinha e explicou a eles sobre os sinais de trânsito, sua importância para o trânsito, perguntou a eles o que sabem sobre o trânsito, foi uma conversa entanto...

No primeiro momento da aula coloquei um vídeo que mostrava como funcionava o semáforo do veículo, um vídeo bem animado, a música (Farolzinho e o Semáforo) explicava processo de funcionamento do semáforo. As crianças olhavam e cantavam a música, aprenderam rápido, se encantaram com o vídeo.

No segundo momento fiz a rodinha com eles e cantamos a música, perguntei o que eles entenderam sobre o vídeo, perguntando para eles: Para que serve o semáforo? Querem contar algo que viu sobre o semáforo? Quem sabe o que acontece quando o sinal fica vermelho para o carro? Quando fica amarelo? E quando fica verde?

No terceiro momento mostrei e expliquei para eles, um cartaz feito por me, que ilustrava o processo de funcionamento do semáforo do veículo, os alunos se encantaram olhando, pois estava bem colorido.

No quarto momento realizei uma atividade observando a participação de todos os alunos na realização da mesma, observando o interesse e desempenho das crianças.

A atividade tem como resultado observar se os alunos aprenderam o significado, ordem, das cores do semáforo e sua importância para o trânsito. O resultado foi satisfatório, as crianças coloram certo, os círculos com as cores do semáforo, no semáforo do desenho da atividade, e eu sempre perguntando a eles a importância do semáforo para o trânsito e a função das cores neste processo.

Os recursos utilizados para realiza a aula foram o uso das tecnologias ( CD, DVD, TV), cola, lápis de cor, lápis de escrever, borracha, cartaz ilustrando o semáforo dos veículos, círculos de papel nas cores verde, amarelo e vermelho para realizar atividade.

14/06/2011 Terça-Feira

Neste dia vieram 14 alunos, como de costume a professora fez a rodinha realizando oração, música, calendário, conversa com os alunos, alguns relataram coisas que aconteceram em casa, como, por exemplo, o que comeu, entre outros aspectos, mas como sempre venho relatando neste relatório o desafio da professora para concentrar a atenção deles é grande.

No segundo momento da aula a professora vai para o quadro e mostra para eles a letra C, pois nesta semana eles iram aprender a letra (C). A mesma ensina o processo de aprendizagem dessa letra pelo processo sintético/fonético, já mencionado no relato do dia 31/5/2011.

No processo ao perguntar que letra é essa? Alguns respondem dizendo que são números (2,3,5). A professora questiona dizendo isso aqui não é número é letra, mas eles estão dispersos, conversando, não prestam atenção. Logo em seguida ela escreve no quadro várias palavras que começa com a letra C (CA, CO, CU).

No segundo momento da aula realiza uma atividade proposta por mim, a atividade tinha um desenho de um rosto de um boneco e ao lado tinha vários modelos de olhos, bocas, nariz, bigodes e óculos, para os alunos olharem e desenharem no rosto do boneco, o modelo que quisessem e depois colorir.

No terceiro momento houve atividade no caderno, escrita por mim e a professora na terça-feira. Atividade solicitava aos alunos escrever o seu nome em letra cursiva, as vogais, e algumas palavras. As 15h15min os alunos pararam para lavar as mãos e merendarão - broa com suco.

Já perto de ir ao parque a professora fez a rodinha e contou uma história para aos alunos, a história era dos 3 porquinhos.

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