ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DAS OBSERVAÇÕES

A primeira etapa da observação foi a de conhecer alguma das pessoas responsáveis pela escola como diretora, vice-diretoras e a coordenadora, e conhecer também um pouco da estrutura física da escola, pois a mesma funciona em espaço dentro do Convento Santa Ângela das Mercês, o espaço deixa muito a desejar para o que seria uma estrutura adequada segundo os Parâmetros de Infra – Estrutura para Instituições de Educação infantil a edificação e as reformas devem buscar: conforto térmico, visual acústico, qualidade do ar e qualidade sanitária dos ambientes, ter ambientes inclusivos e áreas de recreação. Infelizmente no ambiente da Escola Municipal Santa Ângela das Mercês no segundo andar onde funciona a Educação Infantil não apresenta muita ventilação nas salas de aulas, os banheiros são pequenos e maus estruturados para atender a crianças. A escada de acesso à escola não apresenta a menor segurança, pois os degraus são estreitos e em formato de uma curva, e o corrimão que também é um item de segurança deixa muito a desejar por conta do seu formato. É possível observar alguns detalhes nas fotos do anexo A.

Ver anexo – A.

Com relação à dinâmica da sala de aula, acompanhei uma turma do grupo cinco com um total de 16 alunos, tendo como professora regente Cicília de Fátima dos Santos que é formada em Licenciatura em Pedagogia e uma especialização em Educação e Tecnologia, da aula nos turnos matutino e vespertino em escolas diferentes, utiliza plano e durante o período de observação pude constatar que ela é uma professora muito organizada, dedicada e gosta do que faz e o faz muito bem perante a algumas dificuldades encontradas para conseguir ministra as sua aulas tais como a falta de alguns materiais e o difícil acesso à possibilidade de xerocar material para as crianças trabalharem em sala de aula, pois a escola não adota livros voltados para a Educação Infantil referindo-me ao grupo cinco, a escola adotou um módulo pago pelos pais dos alunos, seguindo um plano anual de aulas elaborado pelas professoras do segmento e pela escola. A sala é ampla, com dois armários, uma televisão, DVD, dois quadros negro um para usar giz e outro para piloto, uma estante com alguns brinquedos, não tem ventilador.

Nesse pouco tempo que pude vivenciar a realidade da escola tive a oportunidade de ver o que as professoras fazem para conseguir levar material para essas crianças até mesmo retirar dinheiro da própria renda algo em particular para xerox, classificadores para guardar os materiais de trabalhos feitos pelas crianças e atividades para serem feitas em casa.

Por essa breve descrição de alguns atos dessa professora já se é possível ter levantado um pouco a respeito do seu perfil como profissional, extremamente dedicada e gosta do que faz e o faz com prazer.

Com relação aos alunos do grupo cinco, alunos da professora Cicília de Fátima, são crianças adoráveis, mas que também apresenta dificuldades de aprendizagem devido alguns déficit de aprendizagem, problemas no ambiente familiar, entre outros, a turma é composta por dezesseis alunos e todos frequentam ativamente as aulas, em sua maioria os motivos da não frequência as aulas seria o não entendimento ou conscientização por parte dos pais ou responsáveis da importância da Educação Infantil já que essas crianças por só terem cinco anos são conduzidas a escola através de uma pessoa adulta responsáveis por elas. Há ainda o relato da professora que essa frequência diminui nos períodos de alta estação, períodos de muito calor e dias ensolarados, pois em muitos casos os pais ou responsáveis por esses meninos por não terem uma renda proveniente de um trabalho assalariado vivem através da renda propiciada por um trabalho autônomo comumente chamado de biscate, vendendo nas praias ao qual a localidade do bairro favorece dessa maneira as crianças deixam de ser levadas para a escola para acompanharem seus pais ou responsáveis na atividade de fins lucrativos.

Com relação às praticas educativas utilizadas pela professora baseia-se no RCNei com o objetivo de desenvolver nas crianças uma imagem positiva de si, para que estas atuem de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações, estabelecendo e ampliando cada vez mais as relações sociais, estabelecer vínculos afetivos e de trocas com os adultos, utilizar as diferentes linguagens corporal, musical, plástica, oral e escrita.

A organização e a dedicação dessa educadora é algo que com toda a certeza deve ser levado em conta, considerando ainda as adversidades encontradas no dia-a-dia da escola que por sua vez podem vir a desestimular qualquer educador a trabalhar com as limitações que podem vir a dificultar em muito o desenvolvimento de qualquer atividade.

Uma dessas adversidades é trabalhar com as diferenças de aprendizagem, pois uma sala cheia, com alunos com vários níveis de aprendizagens, heterogênea, como contemplar a diversidade, desse modo o planejamento de aula se torna essencial para contemplar as diferenças de aprendizagens em sala de aula. Uma aula diversificada, planejada, torna-se fundamental para trabalhar as diferenças.

A diversidade certamente comporta tratamentos diferenciados, o que implica em processos educacionais que levem em conta tais diferenças. Neste sentido é bom sempre lembrar o que ressalta Ziraldo, na obra “Uma professora muito maluquinha”

(...) Então, passou a ter concursos todas às semanas. Os mais estranhos juntos com os mais normais, a melhor redação, a voz mais grossa, o melhor desenhista (...). Só agora percebemos que, primeiro, ela descobriria uma qualidade destacável de um de nós e ai, então, inventava o concurso seguido de quem seria o vencedor no fim do ano, todo mundo tinha ganhado uma medalha. (ZIRALDO, 1995, p. 82-83)

É percebível que a atividade proposta pela professora maluquinha, contemplar as diferenças na sala de aula. O planejamento do concurso almeja essa diversidade.

Durante este estágio também foi possível realizar uma atividade, cujo, tema foi Semáforo do veículo, FOTOS NO ANEXO (E), com essas crianças do grupo cinco. A atividade foi realizada em consonância com o tema, meios de transportes, ministrada pela professora em sala de aula. Atende também às necessidades da escola e da nova lei que inclui o Trânsito como um dos "Temas Transversais" a ser trabalhado na Educação Infantil.

As aulas de leitura ocorrem quarta feira, porém segunda professora não esta ocorrendo, porque a professora responsável pela a sala de leitura estar fazendo tratamento médico. A professora Cecília fez uma ressalva relatando que a professora que se encontra na sala de leitura se afastou da sala de aula, pois está em tratamento de uma doença degenerativa. Me fez pensa a seguinte reflexão que foi analisada, comentada na disciplina Linguagem e Educação no 2º semestre, o descaso que as escolas têm com a biblioteca, os livros, não dão valor a esse espaço tão importante para a formação do estudante. O descaso e tão grande que a professora se afasta da sala de aula para tratamento, mas “servi” para ficar na sala de leitura.

A Biblioteca é um espaço onde os alunos têm acesso às diversas informações, ao qual possibilita que os mesmos não vejam o professor como única fonte do saber ou conhecimento, contudo esse espaço não pode ser negado aos alunos.

Durante as observações senti falta da leitura em sala de aula, durante as (18) aulas que assiste só uma vez a professora realizou junto com eles a leitura. Na sala tem uma pequena estante com alguns livros e percebi que alguns abrem os livros e olham com curiosidade. “Leitura diária feita pelo (a) professor (a). Momento em que se lê para as crianças. É momento de o leitor experiente ajudar a ampliar o repertório dos leitores iniciantes. É possível, por exemplo, ler uma história longa em capítulos (...), mas também se podem ler histórias curtas, como fábulas, crônicas etc. ou ler poemas (...). É possível ler ainda o quadro de um pintor, suas formas, cores, linhas”. (BRASIL, Orientações para o ensino fundamental de nove anos, 2006, p. 113).

A criança aprende-se a ler vendo outras pessoas lerem, prestando atenção às leituras que elas fazem para si, tentando ler, experimentando a cultura e ensinando. Isto é estimulo é essencial para formar bons leitores, principalmente na Educação Infantil.

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