No texto, Mestre de Amanhã, segundo Silva, Anísio Teixeira resume sua inquietação com a formação de professores em seu tempo e em seu amanhã, com base no alastramento mundial dos meios de comunicação, (rádio, televisão, cinema) propaganda, consumismo. É era preciso formar professores capazes de lidar com a complexidade e a amplitude do seu tempo, conduzindo-lhe a uma nova ordem humana.
O autor ressaltar que hoje estamos distante da formação de professores questionada por Anísio Teixeira. Pela seguinte constatação: o professor não se preparou para lidar coma televisão e com a cultura de massa e agora tem um cenário de maior complexidade, a Cibercultura.
Os professores não podem mais superar a prevalência da pedagogia da transmissão, pois esse método não cabe mais, particularmente, na formação de professores, pois a principal função do professor de transmitir o conteúdo cabe hoje a Cibercultura.
Silva ressalva que a educação a distancia via internet, apesar de todos os recursos tecnológicos disponível, segue o método tradicional: o professor responsável pela produção e transmissão do conhecimento, mesmo em tela do computador.
Logo, o autor ressalta a importância da formação do professor em relação a complexidade que nos cerca, particularmente no ciberespaço. Questionando que esse tema já foi abordado por
Teixeira em sua obra Mestre de Amanhã (1963), pois nesta obra enfatiza a seguinte frase " ainda não fizemos em educação o que deveria ser feito para preparar o homem para a época que foi arrastado".
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